Üritus: FliSamba- Festa Literária de Resist. Cultural e 1 Ano de Jacutá do Samba
Pealeht > Renascença Clube > FliSamba- Festa Literária de Resist. Cultural e 1 Ano de Jacutá do Samba
Kui pildid laaditakse ülesse, oled esimene kes saab sellest teada!
O Renascença Clube lança no dia 10 de julho a FliSamba – Festa Literária do Samba e Resistência Cultural. A proposta é reunir, em um mesmo evento, sambistas, escritores e poetas e empreendedores cuja obra tem como foco a cultura afro-brasileira e o samba carioca. O encontro está marcado para o dia 10 de julho, a partir das 13h. O evento contará com a participação especial do escritor e sambista Nei Lopes.
O principal objetivo da festa é a valorização da cultura negra em suas mais variadas vertentes, entre elas o samba carioca. “A FliSamba aposta na diversidade cultural negra, unindo atores e ações que envolvam o cenário carioca de produção cultural”,
disse o Vice-presidente Social do Renascença, Filó Filho.
As atividades serão realizadas no formato de uma feira que oferecerá espaço para escritores, editoras e livrarias exporem as suas obras, assim como estandes para lançamentos de livros, dando visibilidade aos novos autores de publicações sobre a cultura afrodescendente.
Além da literatura, a programação engloba gastronomia com um festival de ensopados, roda de samba e exposição de produtos de Afro-empreendedores. A escolha de Nei Lopes para ser homenageado na FliSamba se deve à sua identificação com o
Renascença, onde nos anos 80 ele participou de eventos, como Mercadão de Iaiá, uma festa cultural que abordou o potencial da cultura negra com muito sucesso.
Com a mesma grandiosidade, será comemorado o aniversário de "1ANO DE JACUTÁ DO SAMBA".
O projeto que foi criado despretensiosamente, em prol de reunir amigos para exaltar e promover a manutenção da memória do Samba.
"O Jacutá Do Samba, é o altar! o gongar! Onde o Rei Samba é a entidade na qual batemos cabeça e devemos todas as reverências. O samba como religião! ", Disse Arifan Junior, integrante e idealizador do projeto.
Nesta linda festa, teremos também a participação do grupo de danças afros TAMBOR DE CUMBA, fazendo uma linda roda de Jongo e de Coco, agregando ainda mais as nossas matrizes culturais. Será um domingo especial e de muita alegria!
Como aniversário é uma vez por ano, pedimos o carinho e fazemos questão de todos os amigos e amantes do Samba. Organizem se aí e se puderem, compartilhe!
A CULTURA AGRADECE! ;)
Programação:
- 13h - Abertura com música mecânica
- 14h - Solenidade com saudação à literatura negra. Uma homenagem à escritora Conceição Evaristo
- 14:30 - Jacutá do Samba
- 16:00 – música mecânica
- 16:30h - Jacutá do Samba
- 18h - Roda de Jongo
- 20h - Nei Lopes
- 21h - Jacutá do Samba
SERVIÇO:
Dia: 10/7
Horário: 13h
Ingresso: R$ 20